Psicologia: Os Impactos de Uma Vida Solitária.

     Quão sozinho você está? Quais os impactos da solidão na saúde? A solidão é a percepção de isolamento social. Ela é uma sensação subjetiva, portanto é experimentada por cada um à sua maneira; é um sentimento completamente individual. Por isso, é possível estar sozinho e sentir-se realizado e feliz, e em contrapartida estar acompanhado e sentir-se sozinho. Alguns fatores que contribuem para essa experiência são: não pertencimento aos espaços, desconexão dos vínculos, traumas, evitação social, dentre outros.

       Por que devemos nos preocupar? A solidão pode ser um fator de risco para a saúde tão forte quanto o tabagismo ou a obesidade. Vivek Murthy (Cirurgião Geral dos EUA), declarou que sentir-se solitário equivale a fumar 15 cigarros ao dia em termos de prejuízos à saúde. A solidão pode prejudicar a imunidade, facilitar o aumento de peso, doenças cardiovasculares, aumento da pressão arterial, afetar aspectos cognitivos, afetar o equilíbrio do humor, estimular a sensação de desesperança e angústia (estas podem potencializar quadros de depressão, ansiedade, distúrbios do sono, stress e outros aspectos ligados à saúde mental).  

    Diante deste fato o que pode nos confortar ou nos auxiliar no enfrentamento dessa problemática? As características naturais da nossa espécie. Os seres humanos expressam mecanismos biológicos e cognitivos que nos estimulam a buscar proximidade e conexão com pares. A necessidade de vínculo é uma característica inerente à raça humana e seu objetivo é nos levar a navegar pelo desejo de se conectar com o outro. Ufa, que bom! Várias pesquisas indicam que os indivíduos que estão conectados socialmente desenvolvem a autoestima, evolui em habilidades sociais como a empatia e generosidade, e isso auxilia na saúde, na felicidade e na produção de sentido. 

     A psicologia demonstra o quão importante são os nossos vínculos afetivos. A sensação de felicidade está fortemente associada com elos fortemente nutridos. Relações mais sólidas e verdadeiras nos geram acolhimento, sensação de pertencimento, compreensão, e nos levam a vivermos mais felizes, moderados e produtivos. Cuidar do outro com bastante equilíbrio é cuidar de si mesmo.


      Dicas do Psi:

    1- Busque a análise para a produção de autoconhecimento, para compreender emoções e sentimentos, e desenvolver estratégias de enfrentamento as presentes dificuldades. Lembrando que cada caso é um caso!!! 

   2 - Busque atividades que te possibilitem estar em grupo e que tenham alinhamento com seus gostos pessoais, como por exemplo alguns esportes coletivos. 

   3 - Busque praticar bons hábitos e o autocuidado.

    


     Cordialmente, Douglas Ramos. 

Comentários

  1. São detalhes importantes que importam muito na vida do ser humano,que na maioria das vezes não sabemos ,ou esquecemos de por em prática.E essas dicas nos lembram que é muito importante nosso cuidado consigo mesmo. Gostei muito👏🏾👏🏾

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Um Carta Sobre os Smartphones e as Telas.

Ponto de Partida: Sobre o Psicólogo.