Em Sequência: Psicoterapia.

Definir  psicoterapia é uma atividade extremamente difícil e eu tenho por certo que nenhuma síntese será global ou plena. Quais motivos para todo esse entrave? Enxergo alguns elementos. O primeiro? A complexidade de teorias e técnicas. Em segundo, o infinito de contextos que apoiam os comportamentos da raça humana e que são o solo para a ação da psicoterapia. Logo, sabendo da complexidade do tema, almejo de maneira técnica mas ao mesmo tempo poética, colocar meu olhar e minha observação frente ao tema. 
        Não é uma atividade exclusiva do psicólogo (mas o psicólogo contém diretrizes e regras para exercer tal prática). Surge com o gesto do acolhimento; acolhe-se o humano, o ser. Dado o processo de acolhimento, é possível perceber como a psicoterapia torna-se uma ferramenta capaz de compreender as demandas trazidas pelo sujeito, e dentro desse universo de acolhimento e compreensão, a psicoterapia dirige-se à psique através da comunicação, que se desdobra e organiza-se através da intervenção. 
        Quais objetivos? Promoção da saúde. Promoção da mudança. Possibilitar que o sujeito organize o enfrentamento dos seus conflitos, sentimentos e atravessamentos. É para todos. Isso, todos. É indispensável para aqueles que possuem algum transtorno. É fundamental para quem tem algum diagnóstico. É essencial para todos e é eficaz no que se propõe a fazer. É uma atividade integradora, que visa lidar com problemas de natureza emocional ou existencial; é potencialmente colaborativa. 
       O psicólogo com seu estilo pessoal, alinhado teoricamente com a ciência, será como ponte. Através da aliança o relacionamento se desenvolve, e no seu curso, a possibilidade de intervir com teorias, técnicas e estratégias. O resultado? Transição, mudança... um ambiente confortável e seguro. Por sua vez, o indivíduo pode desfrutar desse setting profissional para avançar em suas questões. 
      Para um e para todos. Parafraseando Aristóteles, o cuidado servirá muito para um único indivíduo, mas será ainda mais belo se conseguir alcançar todos. Que a psicoterapia te encontre, e que você possa encontra-lá. Faça terapia. 
      Palavras interessantes: Psique,  significa espírito, alma; therapeia, significa cura ou tratamento. 




      Cordialmente, Douglas Ramos.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um Carta Sobre os Smartphones e as Telas.

Psicologia: Os Impactos de Uma Vida Solitária.

Ponto de Partida: Sobre o Psicólogo.